FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
O apresentador Fausto Silva foi submetido a um transplante de rim às pressas na segunda-feira (26.2), no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Faustão teve que passar pelo transplante em razão do agravamento de uma doença renal crônica. Ele estava há dois mêses na fila de espera pelo órgão.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
A equipe médica informou que a operação ocorreu sem intercorrências e que o paciente passará por observação clínica.
FOTO: ISTOCK
O transplante renal é uma alternativa à diálise que pode salvar vidas de indivíduos de qualquer faixa etária com insuficiência renal irreversível.
FOTO: ISTOCK
Tanto doadores como receptores são submetidos a exames pré‑transplante, para ter certeza de que o órgão está suficientemente saudável.
FOTO: ISTOCK
Saiba como funciona o a cirurgia de transplante de rim, com informações do Manual MSD - Versão saúde da família.
FOTO: ISTOCK
Os rins são removidos do doador com o uso de instrumentos finos e uma pequena câmera inseridos em incisões minúsculas.
FOTO: ISTOCK
Após a remoção, o rim é resfriado e transportado rapidamente para uma unidade médica para ser transplantado para uma pessoa compatível.
FOTO: ISTOCK
O rim doado é colocado na pelve através de uma incisão e ligado aos vasos sanguíneos e à bexiga do receptor. Geralmente os rins que não funcionam são deixados no lugar.
FOTO: ISTOCK
Medicamentos para inibir o sistema imunológico (imunossupressores) são iniciados no dia do transplante para evitar a rejeição do órgão.
FOTO: ISTOCK
O transplante de rim é considerado um procedimento de grande complexidade, uma vez que o receptor geralmente está em diálise há vários meses antes da cirurgia.
FOTO: ISTOCK
As pessoas com transplantes renais bem-sucedidos geralmente podem levar uma vida normal e ativa. Um ano após o transplante, cerca de 95% dos receptores de rins estão vivos.
FOTO: ISTOCK
Faustão havia passado por um transplante de coração em 2023. É comum necessitar de um transplante de rim após o de coração. Veja detalhes do estado de saúde do apresentador.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM