FOTO: FREEPIK
FOTO: FLAVIO TAVARES/O TEMPO
Carnaval é tempo de folia e diversão para muitos, mas alguns cuidados básicos são fundamentais para fortalecer a segurança e evitar o risco de fraudes e golpes durante o período da festa.
Mais descontraídas, as pessoas podem estar mais suscetíveis a golpes e fraudes com cartões. Veja dicas de especialistas de como se proteger e não ter dor de cabeça na folia.
FOTO: FLAVIO TAVARES/O TEMPO
Não leve toda a sua carteira. Transporte apenas um, ou, no máximo, dois cartões, além de um documento de identificação com foto.
Só o básico
FOTO: FREEPIK
Use bolsas que fiquem à sua frente e próximas ao corpo. É aconselhável utilizar pochetes ou doleiras por dentro da roupa, evitando exibir objetos de valor.
Longe dos olhos...
FOTO: FREEPIK
Acione mecanismos de proteção no celular, como fatores de autenticação e avisos de compra por SMS. Assim, você é avisado em caso de transações indevidas.
Camadas de segurança
FOTO: FREEPIK
Ao realizar pagamentos com cartão de crédito ou via Pix em bares e comércios ambulantes, certifique-se de que o valor digitado está correto antes de confirmar a transação.
Confira duas vezes
FOTO: FREEPIK
Sempre peça o comprovante impresso da maquininha e não aceite realizar transações nas que estão com o visor danificado. Isso também protege sua senha de roubos.
Comprovantes
FOTO: FREEPIK
Prefira pagamentos por aproximação, pois a tecnologia permite que o meio de pagamento não saia da mão do consumidor.
Tecnologia
FOTO: FREEPIK
Sempre que possível, evite utilizar conexões de Wi-Fi públicas para transações financeiras na folia.
Fonte confiável
FOTO: FREEPIK