FOTO: ISTOCK
Há mais de um século, a Organização Internacional do Trabalho atua para que homens e mulheres possam ter condições dignas de trabalho, com liberdade, equidade e segurança.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Em 28 de abril de 1969, após um acidente em uma mina que matou 78 trabalhadores, foi determinado que a data seria para lembrar as vítimas de acidentes e doenças relacionadas à profissão que atuam.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Alguns cuidados com o corpo são fundamentais para uma rotina mais saudável, promovendo um ambiente seguro para todos.
FOTO: ISTOCK
Em 2023, o INSS liberou 2.573.147 benefícios, tendo problemas ósseos, principalmente os de coluna, liderando as causas de afastamento dos trabalhadores de suas funções.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Os dados são do Ministério da Previdência Social (MPS), e representam um aumento de 27% em relação aos registros de 2022, quando 2.015.250 auxílios-doença foram concedidos.
FOTO: AMIRA HISSA / PBH
Segundo especialistas, para uma rotina de trabalho mais saudável, é fundamental ter atenção com a ergonomia, a lombalgia e a saúde bucal. Entenda:
FOTO: ISTOCK
RISCO ERGONÔMICO
FOTO: ISTOCK
São fatores que podem gerar algum impacto negativo na saúde física e mental. Os principais são postura inadequada, repetição de movimentos e grandes jornadas de trabalho.
LOMBALGIA
FOTO: ISTOCK
É o desconforto na região mais baixa da coluna, perto da bacia. Pode ser causada por esforços repetitivos, excesso de peso, traumas, condicionamento físico inadequado e erros posturais.
SAÚDE BUCAL
FOTO: ISTOCK
Motivos para promover o cuidado periódico no ambiente de trabalho, como prevenção de doenças, bem-estar físico e mental, prevenção do mau hálito, cáries e inflamações.
O afastamento do trabalho por transtornos de saúde mental também preocupa. O aumento foi de 38% em 2023.
FOTO: ISTOCK