FOTO: ISTOCK
O ChatGPT comemorou seu primeiro aniversário em 30/11, e em pouco tempo o chatbot com inteligência artificial (IA) entrou na rotina de milhões de usuários.
FOTO: ISTOCK
Diariamente a ferramenta é utilizada no trabalho, nos estudos ou apenas para matar o tempo em todo o mundo.
FOTO: ISTOCK
No entanto, na mesma velocidade com que se popularizou, o ChatGPT se envolveu em uma série de polêmicas. Relembre algumas:
FOTO: ISTOCK
O arquivo é composto por textos de redes sociais, artigos, notícias, documentos e muitos outros conteúdos publicados na Internet. Por isso, questões sobre autoria são complexas e polêmicas.
1 - AUTORIA
FOTO: ISTOCK
Como visto, o ChatGPT utiliza uma variedade de fontes na sua base de dados. Entre as referências, podem estar textos preconceituosos ou com discursos de ódio.
2 - PRECONCEITOS
FOTO: ISTOCK
Em janeiro de 2023, uma reportagem da revista Time trouxe a exploração dos trabalhadores terceirizados que ajudaram a criar a base de dados do ChatGPT.
3 - EXPLORAÇÃO
FOTO: ISTOCK
Os aplicativos e sites que ofereciam acesso à ferramenta foram suspensos na China. No meio do ano, contudo, as IAs generativas foram regulamentadas.
4 - SUSPENSÃO NA CHINA
FOTO: ISTOCK
O CEO Sam Altman (foto) passou por uma demissão polêmica no dia 17/11, sem muitas explicações. Em seguida, o presidente Greg Brockman também decidiu sair.
FOTO: INSTAGRAM
5 - DEMISSÃO DE CEO
A difusão de ferramentas de IA tem gerado muitos debates sobre a relação entre criadores e a tecnologia, se tornado uma questão para muitos trabalhadores.
6 - FUTURO DA CRIATIVIDADE
FOTO: ISTOCK
Saiba a posição do Brasil no Ranking Mundial de Competitividade Digital, feito pelo International Institute for Management Development (Suíça).
FOTO: ISTOCK