FOTO: ALEX DE JESUS/O TEMPO
Juntos, Fuad e Damião foram eleitos ao Executivo da capital mineira em outubro do ano passado, com 53,73% de votos válidos no segundo turno. Conheça Álvaro Damião e sua trajetória:
FOTO: RODNEY COSTA/O TEMPO
Natural do bairro Concórdia, na região Nordeste de BH, Damião ficou conhecido pelos trabalhos como radialista e apresentador de televisão em emissoras mineiras, nas quais atuava como jornalista há quase 30 anos.
FOTO: FLAVIO TAVARES/ O TEMPO
Na política, filiou-se ao PSB, pelo qual foi vereador pela primeira vez, em 2017. No ano seguinte, se filiou ao Democratas (DEM). A sigla se fundiu ao Partido Social Liberal (PSL) para formar o União Brasil, ao qual continua filiado
FOTO: AMIRA HISSA/PREFEITURA DE BH
FOTO: THOMAS SANTOS/ O TEMPO
Ainda vereador, foi candidato a deputado federal em 2022, mas não foi eleito. Protocolou recurso reivindicando a última das 53 cadeiras de MG na Câmara, mas por decisão do TRE-MG, o assento ficou com Nely Aquino (Podemos).
FOTO: ALEX DE JESUS/ OTEMPO
Damião é presidente municipal do União Brasil em BH. Conhecido por bordões de narrações esportivas, teria sido escolhido para integrar a chapa para aumentar a visibilidade de Fuad.
FOTO: FLAVIO TAVARES / O TEMPO
Ao lado de Fuad Noman, que se reelegeu ao cargo de prefeito, Damião foi eleito com 53,73% dos votos. A dupla enfrentou Bruno Engler e Coronel Cláudia (ambos do PL) no segundo turno das eleições.
FOTO: ALEX DE JESUS/O TEMPO
Com o falecimento do prefeito Fuad, Álvaro Damião, assume o cargo automaticamente conforme a Lei Orgânica de Belo Horizonte.