Quaresma: O QUE É, o que pode e o que  não pode fazer?

FOTO: Eliane Gouvea/Divulgação

A Quaresma é uma tradição cristã que dura 40 dias, começando na Quarta-Feira de Cinzas e terminando na Quinta-Feira Santa, antes da missa da Santa Ceia. 

FOTO: FREEPIK

Durante este período, os fiéis são convidados a praticar o jejum, a caridade e a oração, como forma de preparação espiritual para a celebração da ressurreição de  Jesus Cristo.

FOTO: FREEPIK

A tradição é especialmente observada por católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. 

FOTO: FREEPIK

Na tradição católica, há recomendações claras para o período. O mais conhecido é evitar o consumo de carne vermelha na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O alimento pode ser substituído por peixe.

FOTO: FREEPIK

Outra recomendação é que todas as sextas-feiras da Quaresma sejam vividas com mais simplicidade. Mais uma sugestão é realizar pequenos sacrifícios, como evitar alimentos favoritos, ao longo do período.

FOTO: PIXABAY

O jejum costuma ser orientado para pessoas entre 18 e 58 anos e envolve limitar-se a uma refeição completa ao dia. Crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde não são obrigadas a seguir a regra.

FOTO: PIXABAY

O objetivo das práticas é estimular a reflexão, a solidariedade e o desapego a prazeres materiais, preparando o fiel  para a Páscoa.

FOTO: PIXABAY

LEIA MAIS

Entenda mais sobre a origem da Quaresma em O TEMPO.

Scribbled Arrow