FOTO: ISTOCK
Quem gosta de astronomia deverá ficar atento à contemplação do único eclipse anular do Sol de 2023, previsto para a tarde deste sábado (14) no Brasil.
FOTO: ISTOCK
O fenômeno ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. Quando isso acontece, o satélite da Terra lança uma sombra sobre o planeta que bloqueia parte ou toda a luz do Sol.
FOTO: ISTOCK
Entenda os subtipos de cada um dos eclipses solares, o que muda a forma com que eles são vistos.
FOTO: ISTOCK
Ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face da estrela. Quando isso acontece, o céu escurece completamente.
Eclipse solar total
FOTO: ISTOCK
Ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra e, por sua vez, está em seu ponto mais distante ou o mais próximo da Terra. Como resultado, a Lua aparece como um disco escuro em cima de um disco maior e brilhante.
Eclipse solar anular
FOTO: ISTOCK
Um eclipse solar parcial ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas estes três corpos celestes não estão perfeitamente alinhados, de modo que apenas parte do Sol parece estar coberta.
Eclipse solar parcial
FOTO: ISTOCK
Como a superfície da Terra é curva, às vezes um eclipse pode alternar entre o anular e o total à medida que a sombra da Lua se move através do globo.
Eclipse solar híbrido
FOTO: ISTOCK
Quer saber mais? Veja o horário, onde e como observar o fenômeno deste sábado (14/10) no Brasil. Ele terá 2 horas e 7 minutos de duração.
FOTO: ISTOCK