FOTO: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
FOTO: INSTAGRAM
A Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão por insultos racistas ao atacante Vini Jr. durante partida de LaLiga contra o Real Madrid, em maio de 2023.
Além de cantos racistas, o trio ainda fez gestos imitando macacos. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (10/6) e é o primeiro caso de condenação do tipo no país europeu.
FOTO: Michaela STACHE / AFP
Também nesta segunda, LaLiga mostrou o andamento dos muitos outros registros de ofensas raciais contra o brasileiro nos últimos anos.
FOTO: OSCAR DEL POZO / AFP
Ao todo, são outros 20 casos, com Vini Jr sendo, disparado, o atleta que mais sofreu com os chamados "delitos de intolerância" no futebol espanhol. Relembre 4 episódios.
FOTO: Ben Stansall / AFP
Na vitória do Real sobre o Mallorca por 3 a 0, alguns torcedores do time da casa pediram ao atacante para "pegar bananas", em clara referência preconceituosa. Sons de macaco também foram ouvidos.
FOTO: AFP
MARÇO DE 2022
Antes de um clássico contra o Atlético de Madrid, Vinicius Jr foi alvo de um programa de TV Por dançar nas comemorações de gols. Um dos integrantes declarou: "pare de fazer macaquices".
FOTO: INSTAGRAM
SETEMBRO DE 2022
Novamente contra o Atlético, Vini Jr foi alvo de uma cena grotesca: torcedores colchoneros penduraram um boneco enforcado em uma ponte na cidade de Madri.
FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER
JANEIRO DE 2023
Outra denúncia ocorreu após o empate sem gols entre Betis e Real Madrid. Fãs do time alviverde chamaram o atacante de "macaco", com imagens de televisão como prova.
FOTO: INSTAGRAM
MARÇO DE 2023
Saiba mais sobre a decisão inédita da Justiça da Espanha, que declarou o grupo culpado pelo delito contra a integridade moral de Vini Jr.
FOTO: INSTAGRAM