FOTO: ISTOCK
Férias escolares se aproximando, e nada melhor do que sair da cidade e ir para a praia para se sentir mais calmo e relaxado, não é mesmo?
FOTO: ISTOCK
Mas não é só a mudança visual que melhora o humor. Um estudo aponta que esse sentimento pode estar relacionado ao efeito que olhar para água tem sobre a nossa pressão arterial.
FOTO: ISTOCK
Pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia mostrou que observar locais com água reduz a frequência cardíaca se comparado a olhar placas e árvores.
FOTO: ISTOCK
A análise, composta por duas pesquisas, procurou investigar o impacto da observação da água sobre três aspectos: pressão arterial, frequência cardíaca e relaxamento subjetivo.
FOTO: ISTOCK
A conclusão foi que estar na presença da água é positiva em todos os pontos. Para isso, num primeiro momento os estudiosos examinaram pessoas olhando para uma piscina, uma árvore e uma placa em uma rua.
FOTO: ISTOCK
Os resultados apontaram que ver água por 1 minuto e 40 segundos reduziu a pressão arterial de maneira significativa se comparado à observação da árvore e da placa. A frequência cardíaca também diminuiu.
FOTO: ISTOCK
Já o segundo estudou aprofundou a primeira pesquisa. Foram registradas, além da pressão arterial e da frequência cardíaca, as avaliações subjetivas de relaxamento de 73 participantes.
FOTO: ISTOCK
Como ponto de partida, os pesquisadores se basearam em análises anteriores sobre por que bebês e crianças são atraídos por locais com água.
FOTO: ISTOCK
Esses estudos infantis sugeriam que a percepção sobre a água tem componentes inatos. Com base nisso, outros pesquisadores também já apontaram que a preferência por ver água seria uma propriedade evoluída.
FOTO: ISTOCK
E então, achou o resultado da pesquisa plausível? Para ver dicas de viagens e se programar, acesse nossa editoria de Turismo.
FOTO: ISTOCK