FOTO: ISTOCK
A figura moderna do Papai Noel é uma mistura de influências de várias culturas ao longo dos séculos.
FOTO: ISTOCK
A mais significativa na origem dele é são Nicolau, um bispo cristão do século IV, que viveu na região que é agora a Turquia.
FOTO: ISTOCK
Ele era conhecido por sua generosidade e benevolência para com as crianças e os necessitados. A tradição de presentear as crianças é uma das origens das tradições de presentes no Natal.
FOTO: ISTOCK
Já a imagem popular moderna do Papai Noel, com roupas vermelhas e brancas, foi em grande parte popularizada pela Coca-Cola em uma campanha publicitária na década de 1930.
FOTO: The Coca-Cola Company
A empresa contratou o artista Haddon Sundblom para criar ilustrações de um Papai Noel feliz bebendo Coca-Cola, contribuindo assim para a criação da imagem reconhecível que temos hoje.
FOTO: The Coca-Cola Company
Mas o Natal, que comemora o nascimento de Jesus Cristo, é diferente pelo mundo. Alguns países até ignoram as festividades. Confira:
FOTO: ISTOCK
Índia
Com a maioria da população seguindo o hinduísmo, o feriado cristão não é celebrado no país. Há a comemoração do Diwali, festival de luzes que celebra a vitória do bem sobre o mal.
FOTO: ISTOCK
China
A data é como um Dia dos Namorados, celebrado especialmente pelos mais jovens. Curiosamente, presentear as pessoas com maçãs se tornou uma tradição do Natal chinês.
FOTO: FREEPIK
Japão
Embora o Natal seja observado no país, não é uma celebração religiosa predominante. Muitas pessoas veem a data como uma época para trocar presentes e decorar.
FOTO: ISTOCK
Coreia do Norte
Devido à natureza do regime político e à supressão das práticas religiosas, o Natal não é uma celebração proeminente lá. Já no Ano Novo as famílias se reúnem e os líderes do país são honrados.
FOTO: ISTOCK
Saiba mais sobre a história do Bom Velhinho e como a festa de fim de ano é celebrada em outros países.
FOTO: ISTOCK