FOTO: ISTOCK
A disponibilidade de água está se tornando uma questão ambiental do planeta. Em algumas regiões, as secas tornaram-se cada vez mais comuns, afetando a saúde e a produtividade das pessoas.
FOTO: ISTOCK
Segundo a ONU, 2,2 bilhões de pessoas não dispunham de água potável gerida de forma segura, incluindo 703 milhões sem serviço básico de água em 2022.
FOTO: ISTOCK
Do consumo global, cerca de 10% é desperdiçado anualmente. Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra os países que mais desperdiçam.
FOTO: ISTOCK
A título de comparação, a Costa Rica é o país com menor gasto do relatório, com 42,09 m³ per capita. Conheça os países que compõem o top 6 - o Brasil ficou em 13º lugar no ranking.
FOTO: ISTOCK
Situado no nordeste da África, tem uma população de 109,3 milhões de habitantes e uma produção anual de resíduos de água de 121,77 m³ per capita.
FOTO: ISTOCK
Com cerca de 40 milhões de habitantes, detém 20% dos recursos hídricos do mundo. Porém, o país tem uma produção de resíduos de 198 m³ per capita.
FOTO: ISTOCK
É o 2º menor país do mundo, com uma população de cerca de 36 mil habitantes. Mesmo assim, a produção anual de resíduos de água é de 203 m³ per capita.
FOTO: ISTOCK
O país produz cerca de 211 m³ de resíduos de água per capita, muito por conta de empresas que tratam águas residuais e as tornam adequadas para reúso.
FOTO: ISTOCK
Segundo dados recolhidos em 2021, os austríacos retiram anualmente 387,74 m³ de água per capita, dos quais 220 m³ são eliminados como águas residuais.
FOTO: ISTOCK
Localizado no leste das montanhas dos Pirenéus da Europa, tem apenas 79 mil habitantes. Porém, tem a maior produção de resíduos de água per capita - 257 m³ / ano.
FOTO: ISTOCK
FOTO: ISTOCK
Andorra depende fortemente dos rios para os seus recursos hídricos e enfrenta atualmente um dos seus principais problemas ambientais no desperdício.
FOTO: FRED MAGNO
No Brasil, a falta de saneamento gera gastos milionários com ‘doenças da pobreza’.