OS 6 FILMES BRASILEIROS QUE VÃO CONCORRER À INDICAÇÃO AO OSCAR

FOTO: POSTER DO FILME 'BABY'

a Academia Brasileira de Cinema anunciou a shortlist com os seis longas-metragens pré-selecionados para representar o Brasil no Oscar 2026.

FOTO: FILME 'MANAS'/BODEGA FILM

Ao todo, 16 longas-metragens foram inscritos e habilitados para concorrer à vaga. No dia 15 de setembro, segunda-feira, a comissão de seleção escolherá o filme que disputará uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Internacional na premiação. Veja quais são:

FOTO: 'O ÚLTIMO AZUL' | GUILHERMO GAZA/DESVIA

O Agente Secreto

FOTO: DIVULGAÇÃO/VICTOR JUCA/O AGENTE SECRETO

Drama de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone e Maria Fernanda Cândido. No Brasil de 1977, Marcelo (Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor, tenta fugir do seu passado violento e misterioso. Lançamento no Brasil: 6 de novembro.

Baby

FOTO: DIVULGAÇÃO/VITRINE FILMES

Dirigido por Marcelo Caetano, o drama tem João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro e Bruna Linzmeyer no elenco. O longa explora as relações complexas entre pessoas que vivem o desafio de se reintegrar na sociedade após período de detenção

Kasa Branca

FOTO: DIVULGAÇÃO/KASA BRANCA

Drama dirigido por Luciano Vidigal, com Ramon Francisco, Diego Francisco e Big Jaum no elenco. Inspirado em histórias reais, o longa apresenta a relação de cuidado entre Dé, único cuidador, e sua avó Dona Almerinda, que tem Alzheimer. 

Manas

FOTO: DIVULGAÇÃO/BODEGA FILM

Manas, de Marianna Brennand, apresenta a história de Marcielle (Jamilli Correa), uma jovem de apenas 13 anos inserida em um meio violento na periferia onde mora, na Ilha de Marajó, no Pará, com os pais e três irmãos.

O Último Azul

FOTO: Guillermo Garza/Desvia

Dirigido por Gabriel Mascaro. Um Brasil distópico tem uma política de exílio forçado contra os idosos, visando permitir que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos. Nos cinemas.

O Último Azul

FOTO: Gus Kondo / André Kamehama

Ambientado no sertão de Goiás, o drama de Erico Rassi acompanha a história de Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), dois homens que nutrem uma rivalidade intensa. Longa inspirado em elementos do faroeste.

LEIA MAIS

Leia mais sobre cinema, cultura e entretenimento no Portal O TEMPO

Scribbled Arrow