FOTO: ISTOCK
Um atleta amador de 50 anos morreu, na quarta-feira (24/1), após passar mal durante uma prova de corrida em Caruaru, no Pernambuco (PE).
FOTO: REPRODUÇÃO RECIFE RUNNING
A competição de 14 quilômetros foi no domingo (19/1). Dorgival Celerino do Nascimento passou mal enquanto corria. Já no hospital foi diagnosticado com a Síndrome de Haff.
FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM
Mais conhecida como a doença do xixi preto, é provocada por uma lesão muscular aguda ou excesso de esforço físico.
FOTO: ISTOCK
O codinome faz referência à principal característica da doença, que é o escurecimento da urina. Isso ocorre por conta da rabdomiólise.
FOTO: ISTOCK
Essa é uma condição médica caracterizada pelo colapso das fibras musculares esqueléticas e pela liberação de uma substância chamada mioglobina na corrente sanguínea.
FOTO: ISTOCK
A mioglobina é uma proteína encontrada nos músculos que armazena oxigênio. Quando ocorre a destruição das fibras musculares, a mioglobina é liberada em quantidades anormais no sangue.
FOTO: ISTOCK
Os sintomas comuns incluem dor muscular intensa, fraqueza, inchaço, urina escura (cor de cola ou café) e, em casos mais graves, insuficiência renal.
FOTO: ISTOCK
Por isso, em caso de suspeita, o indivíduo deve se manter hidratado e procurar ajuda médica o mais rápido possível, prevenindo complicações graves.
FOTO: ISTOCK