FOTO: FREEPIK
O apagão registrado no Brasil na terça-feira (15) pode ter trazido prejuízos a muitos clientes, especialmente com a queima de equipamentos.
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Mas caso consigam provar que foram prejudicados pela queda de energia, podem ser indenizados.
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Em caso de aparelho danificado, a reclamação deve ser encaminhada diretamente para a companhia de energia elétrica da região.
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O prazo é de 90 dias para que seja dada uma resposta ao cliente.
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Para fazer a reclamação é necessário ter provas de que foi o apagão que danificou o aparelho, com fotos, vídeos, data e hora, por exemplo.
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Trabalhadores que dependem de internet também podem solicitar à empresa que fornece o serviço o desconto sobre o período que ficou sem trabalhar.
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Em casos que envolva a Justiça, a ação é aberta no Juizado Especial Cível em prejuízos de até 20 salários mínimos.
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Se o valor for maior, é preciso procurar a Justiça comum. Mas antes é indicado que o cliente faça a queixa de várias maneiras: site, aplicativo e presencialmente.
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