FOTO: FREEPIK
Os suplementos são a sensação do mundo fitness. No entanto, mesmo com todo marketing, alguns deles prometem resultados que, muitas vezes, não são comprovados. Especialista ouvida por O TEMPO indica 5 que não são tão eficazes.
FOTO: FREEPIK
Prometem acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura, mas estudos dizem que os efeitos são muito sutis e o uso pode trazer riscos à saúde.
FOTO: FREEPIK
Termogênicos
FOTO: FREEPIK
Embora sejam muito populares, os BCAAs isolados não têm impacto significativo na construção muscular quando a ingestão proteica já está adequada.
Aminoácido ramificado
FOTO: FREEPIK
É um dos mais "enganadores". A promessa é de melhora da pele e das articulações, mas estudos sugerem que os efeitos são modestos, afinal, o corpo humano já produz colágeno.
Colágeno
FOTO: REPRODUÇÃO/NETFLIX
Chás e cápsulas prometem "desintoxicar" o corpo, mas não existem evidências científicas disso. Os humanos já possuem mecanismos de desintoxicação, como o fígado e os rins.
Suplementos “Detox”
FOTO: FREEPIK
O uso indiscriminado de aumentadores de testosterona pode causar desequilíbrio hormonal e efeitos colaterais indesejados no corpo, como aumento de acne e queda de cabelo.
Testosterona