FOTO: ISTOCK
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2024 se encerra em 31 de maio. Muitas pessoas, até o momento, ainda não enviaram a declaração.
FOTO: ISTOCK
Até esta segunda-feira (20/5), a Receita Federal havia recebido 27,7 milhões de declarações, e a expectativa é receber mais de 43 milhões.
FOTO: ISTOCK
Se você é uma dessas pessoas, listamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir aumentar o valor a ser restituído quando a declaração for entregue.
FOTO: ISTOCK
Quer saber como? Veja a seguir 5 dias de especialistas:
FOTO: ISTOCK
A primeira dica é separar os documentos necessários, informes de rendimento, despesas ao longo do último ano e documentação necessário dos dependentes.
1 - Organização
FOTO: ISTOCK
A escolha do modelo de declaração impacta na restituição. A simplificada, por exemplo, tem um desconto padrão de 20% da renda tributada e é boa para quem não tem muitas coisas para declarar.
2 - Melhor forma
FOTO: ISTOCK
No caso de casais, opte por fazer duas declarações separadas se os dois possuírem rendimentos tributáveis passíveis de ajuste anual.
3 - Declaração conjunta
FOTO: ISTOCK
Não se esqueça de todas as despesas pagas em 2023 que envolvem saúde, educação, pensão alimentícia e contribuições ao PGBL. Também é possível incluir as despesas de dependentes.
4 - Dedução de impostos
FOTO: ISTOCK
Outra possibilidade de dedução, que é pouco explorada, são as doações. Nesse caso, vale lembrar que é possível converter até 6% do imposto devido em contribuições a entidades beneficentes.
5 - Doações
FOTO: ISTOCK
Agora, se você ainda não declarou porque faltam documentos, saiba como fazer isso de forma incompleta.
FOTO: ISTOCK