FOTO: ISTOCK
Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em levar uma vida saudável e em cuidar do próprio bem-estar. Uma das maneiras para conseguir isso é aprender a estimular os hormônios especiais.
FOTO: ISTOCK
Conhecidos como “hormônios da felicidade”, eles são quatro: dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina, que atuam regulando as emoções e promovem as sensações de prazer e tranquilidade.
FOTO: ISTOCK
No entanto, eles não podem ser suplementados, pois quando artificiais seus efeitos são pouco duradouros e causam picos de euforia seguidos por desânimo.
FOTO: ISTOCK
Já quando induzidos de maneira natural, geram plenitude e tranquilidade. Veja a seguir 6 dicas simples para treinar o seu corpo.
FOTO: ISTOCK
É uma das melhores maneiras de aumentar a liberação de endorfina. Essa substância funciona como um analgésico natural e é liberada após intensa atividade física.
1. Exercício físico
FOTO: ISTOCK
Viaje e visite novos lugares. Faça uma massagem relaxante, participe de atividades filantrópicas ou troque presentes com familiares e amigos.
2. Atividades gratificantes
FOTO: ISTOCK
A exposição à luz solar durante o início da manhã auxilia na produção de vitamina D, que ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico em equilíbrio, estimulando ainda a produção de serotonina.
3. Tome sol
FOTO: ISTOCK
Algumas substâncias do cacau estimulam a produção de serotonina e endorfina, melhorando a comunicação das células do sistema nervoso.
4. Coma chocolate
FOTO: ISTOCK
A meditação incentiva o equilíbrio emocional e físico e interfere diretamente nos hormônios da felicidade.
5. Medite
FOTO: ISTOCK
Nosso relacionamento com gatos, cachorros ou outros animais domésticos envolve tato e demonstração de afeto, que aumentam a produção de serotonina e oxitocina no corpo.
6. Brinque com animais
FOTO: ISTOCK