FOTO: INSTAGRAM
O atacante Gabigol, do Flamengo, foi denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por tentar fraudar um exame de controle de doping em abril.
FOTO: INSTAGRAM
Com isso, o jogador poderá ser punido com suspensão de até quatro anos. Ele vai a julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) em data ainda não divulgada.
FOTO: INSTAGRAM
Mas Gabigol não é o único atleta brasileiro que pode ser suspenso em decorrência de uma série de remédios usados incorretamente, principalmente para que os atletas possam jogar sem dor.
FOTO: INSTAGRAM
Vários casos de doping marcaram nosso futebol. Vamos relembrar alguns deles.
FOTO: ISTOCK
Jobson
FOTO: REDES SOCIAIS
O jogador atuava pelo Botafogo quando foi pego no exame, que apontou uma substância encontrada na cocaína. Ele admitiu o uso da droga e foi punido.
Romário
FOTO: VASCO DIVULGAÇÃO
Em 2007 Romário foi suspenso por 120 dias, após ser flagrado com finasterida, substância encontrada nos remédios para calvície. O atacante reconheceu o uso do remédio e teve a pena anulada.
Dodô
Também em 2007, o artilheiro dos gols bonitos caiu no exame antidoping. A substância encontrada foi o femproporex, uma anfetamina presente em remédios utilizados para emagrecimento.
FOTO: REDES SOCIAIS
Carlos Alberto
FOTO: INSTAGRAM REPRODUÇÃO
Foi pego quando atuava pelo Vasco, em 2013. As substâncias hidroclorotiazida e carboxi-tamoxifeno não trazem benefícios no esporte, mas podem mascarar outras substâncias ilegais.
Fred
FOTO: FIFA
O volante foi flagrado no exame antidoping após uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. A substância era a hidroclorotiazida. A punição da FIFA foi de um ano.
Walter
O atacante, conhecido por seus problemas com o peso, foi pego enquanto jogava pelo CSA. Ele foi flagrado com sibutramina, outra substância muito comum em remédios para emagrecimento.
FOTO: REDES SOCIAIS