FOTO: FLÁVIO TAVARES
O Brasil está envelhecendo a passos largos. Em 2100, os idosos serão 40,3% da população, diz o Ipea.
FOTO: ISTOCK
Hoje, o país já tem 3,5 milhões de idosos que dependem de cuidados. E as pessoas acima de 65 anos já superam a quantidade de crianças e jovens de até 14.
FOTO: ISTOCK
E a pergunta que não quer calar é: quem vai cuidar dos nossos idosos? Os filhos? Parentes? Cuidadores profissionais? Casas de repouso?
FOTO: ISTOCK
Na prática, quem mais cuida são os familiares. Pela Constituição, a família e o Estado são os responsáveis pelas pessoas idosas.
FOTO: FLÁVIO TAVARES - O TEMPO
E como cuidar dos pais quando você percebe que eles já não conseguem mais fazer sozinhos atividades simples como antes? São muitos os questionamentos.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Para quem assume esses cuidados, a rotina pode ser muito cansativa. Conheça histórias de pessoas que viraram pais dos próprios pais.
FOTO: JOÃO GODINHO - O TEMPO
Quando já não é mais possível cuidar em casa, muitas famílias escolhem uma instituição. Mas a decisão é carregada de culpa e angústia.
FOTO: RODNEY COSTA - O TEMPO
Com o avanço da idade, a vulnerabilidade aumenta. Em 2023, foram 27 mil crimes de estelionato contra pessoas 60+ em Minas Gerais.
FOTO: ISTOCK
O número de queixas de crimes financeiros contra os mais velhos cresceu 70% no último ano, segundo o Disque 100, canal de denúncias do governo federal.
FOTO: ISTOCK
Para lidar com o envelhecimento da população, o Brasil tem o desafio de melhorar suas políticas públicas. Em BH, o programa Maior Cuidado oferece cuidadores para pessoas acamadas. Saiba como participar?
FOTO: ISTOCK
Fique por dentro de todas essas questões sobre envelhecimento acessando o especial “Tempo de Envelhecer: quando viramos pais de nossos pais”.
FOTO: FLÁVIO TAVARES - O TEMPO