FOTO: FREEPIK
DIU é a abreviação de Dispositivo Intrauterino, uma alternativa contraceptiva para mulheres que querem estar protegidas de engravidar.
FOTO: ISTOCK
Ele pode ser feito de diversos materiais, como cobre e prata, ou conter hormônios femininos, como o Mirena, e se apresenta como uma opção efetiva e de longa duração.
FOTO: ISTOCK
Mas você sabe como ele é colocado?
FOTO: ISTOCK
Composto de um material flexível, em forma de T, Y ou gama, tem sua extremidade mais longa ligada a um fio. Ele é introduzido pela vagina e atravessa o colo do útero, onde fica em sua posição definitiva.
FOTO: ISTOCK
Isso varia de mulher para mulher. Hoje tem sido comum o procedimento de colocação em ambiente hospitalar, sob sedação. Ele é rápido e a paciente recebe alta no mesmo dia.
E colocar o DIU dói?
FOTO: ISTOCK
Mulheres que já iniciaram a atividade sexual. Também pode ser usado por adolescentes e mulheres durante a amamentação.
Quem pode usar?
FOTO: ISTOCK
Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, úteros malformados, doenças inflamatórias pélvicas, infecções genitais, câncer de colo do útero etc.
Quem não pode usar?
FOTO: ISTOCK
O DIU de cobre e o de prata não costumam promover alteração. No entanto, rotinas com alimentação saudável e exercícios físicos são normalmente suficientes para manter o peso da mulher estável.
Engorda?
FOTO: ISTOCK
O mais comum após a colocação é o sangramento irregular, que costuma ser de pouca intensidade. Geralmente os escapes acontecem em pouca quantidade e com aspecto de borra de café.
Quais os efeitos colaterais?
FOTO: ISTOCK
Relações sexuais devem ser evitadas nas primeiras 24 horas após a inserção do DIU. Uma visita ao ginecologista e uma ultrassonografia também devem ser realizadas.
Quais cuidados após colocar?
FOTO: ISTOCK
Após sua inserção no útero, o DIU não hormonal dura de três a dez anos, enquanto o DIU hormonal dura cinco anos.
Quanto tempo dura?
FOTO: ISTOCK
Elas são bastante raras: infecções pélvicas, expulsão do DIU, deslocamento do DIU da cavidade uterina e, mais raramente ainda, perfuração do útero durante a colocação.
Posso ter complicações?
FOTO: ISTOCK
No início de novembro, uma mulher de 32 anos morreu durante procedimento para retirada de um DIU em uma clínica em Matozinhos, na Grande BH. A polícia investiga o caso.
FOTO: FREEPIK