FOTO: ISTOCK
O café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros, tanto que existe uma data para celebrá-lo: Dia Mundial do Café, comemorado neste domingo, dia 14 de abril.
FOTO: ISTOCK
Começar o dia com essa mistura quentinha é a combinação perfeita para muitos.
FOTO: ISTOCK
Conheça os benefícios científicos dessa bebida tão queridinha, segundo a nutricionista Gisela Savioli.
FOTO: ISTOCK
O Instituto do Coração, Incor, já informou que em doses ideais o café não prejudica o coração. Pelo contrário, até protege, desde que consumido puro, sem açúcar e sem adoçante.
1. Poder estimulante
FOTO: ISTOCK
É rico em antioxidantes, como ácido clorogênico e polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas e promovendo a saúde geral.
2. Rico em antioxidantes
FOTO: ISTOCK
Para os atletas, a bebida é uma boa aposta, pois a cafeína pode aumentar a resistência durante o exercício físico, melhorando o desempenho e reduzindo a percepção de esforço.
3. Aumenta a resistência física
FOTO: ISTOCK
Além de seus efeitos estimulantes, o café também pode ajudar a melhorar o humor, graças à sua capacidade de aumentar a produção de dopamina e serotonina.
4. Melhora a disposição
FOTO: ISTOCK
Mas embora o café ofereça muitos benefícios à saúde, é importante consumi-lo com moderação, pois o excesso de cafeína pode levar a efeitos colaterais indesejados.
FOTO: ISTOCK
Também pode causar dependência em pessoas que não metabolizam bem a bebida, como nervosismo, insônia e palpitações cardíacas.
FOTO: ISTOCK