FOTO: ISTOCK
"Mentira tem perna curta", mas em 1º de abril, quando é comemorado o Dia da Mentira, ela é liberada.
FOTO: ISTOCK
A tradição na data é brincar com as possibilidades de uma mentirinha, seja pregando peças com amigos e familiares ou mandando trotes.
FOTO: ISTOCK
No entanto, uma verdade é que ela remonta à época da Idade Média. A data começou a ser propagada na França, no século 16, com um simbolismo histórico.
FOTO: REPRODUÇÃO
Naquela época o calendário era diferente do atual, chamado de calendário gregoriano, e o ano começava no dia 1º de abril, seguindo o calendário juliano.
FOTO: REPRODUÇÃO
Quando o então rei Carlos IX decidiu adotar o formato moderno, em 1564, demorou para que a população de fato acreditasse nele.
FOTO: REPRODUÇÃO
Assim, quem foi resistente à troca da data recebeu o apelido de "bobo de abril". Essas pessoas eram alvo de diversas piadas e brincadeiras.
FOTO: ISTOCK
Desde convites para festas de ano novo imaginárias até presentes e cartões de comemoração. Dali para frente o Dia da Mentira se espalhou por todo o mundo.
FOTO: ISTOCK
No Brasil, o primeiro registro de uma mentira no dia 1º de abril apareceu em um jornal mineiro, em 1828, com a notícia de que o rei Dom Pedro I havia morrido.
FOTO: REPRODUÇÃO
E você, costuma contar uma mentirinha nessa data? Saiba mais sobre o Dia da Mentira.
FOTO: ISTOCK