FOTO: INSTAGRAM
Criado para dar visibilidade à história, cultura e luta do povo negro no Brasil, o Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20).
GIF: TENOR
E o esporte, como um instrumento social, não fica de fora dessa discussão. Alguns atletas foram e ainda são importantes atores nessa pauta.
GIF: TENOR
Por isso, listamos 6 atletas que inspiram milhões de negros. Veja!
GIF: TENOR
Simone Biles: com 10 anos de carreira, a norte-americana é a maior vencedora da história do país em campeonatos mundiais de Ginástica Artística, além de ter cinco saltos homologados.
FOTO: INSTAGRAM
Colin Kaepernick: filho adotivo de um casal branco, sabe o que é lidar com adversidades. O seu bom desempenho no esporte lhe rendeu bolsas universitárias e contrato com o San Francisco 49ers.
FOTO: INSTAGRAM
Lewis Hamilton: o nome mais conhecido atualmente da Fórmula 1 é um homem negro. Desde criança, sofria racismo. Ao longo dos anos, se tornou uma das personalidades do ativismo no esporte.
FOTO: INSTAGRAM
Serena Williams: é a maior vencedora de Grand Slams da Era Aberta e mostrou a um esporte majoritariamente branco que poderia fazer história. Sempre se posicionou em relação aos crimes contra a população preta.
FOTO: INSTAGRAM
Vini Jr: é um dos grandes nomes dessa nova geração de atletas engajados na causa. O brasileiro ainda é dono de um instituto que trabalha relacionando esporte e educação, voltado para as crianças.
FOTO: INSTAGRAM
Gabriel Jesus: sempre deixou claro sua posição com relação ao racismo. Em 2020, com o assassinato de George Floyd, foi favorável aos protestos contra o genocídio da população negra.
FOTO: INSTAGRAM
Veja entrevista do brasileiro Vini Jr, hoje uma das principais figuras internacionais no combate ao racismo.
FOTO: INSTAGRAM