FOTO: MARCELO BARBOSA/ DIGITAL MG
Nas férias escolares, aumenta a procura por atividades em áreas naturais, como cachoeiras e trilhas. Com o fluxo, o risco de acidentes, como afogamentos, quedas de altura e desaparecimento em matas também cresce.
FOTO: EVANDRO RODNEY/AGÊNCIA MINAS/DIVULGAÇÃO
Só em junho deste ano, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já registrou aumento de 47% nas buscas por desaparecidos em trilhas. O avanço acende alerta para necessidade de cuidados ao realizar atividades em locais não conhecidos. Confira algumas dicas do CBMMG:
FOTO: EVANDRO RODNEY/AGÊNCIA MINAS/DIVULGAÇÃO
Mas é possível diminuir os transtornos: e o melhor, com soluções caseiras. Veja algumas dicas do dr. Rafael Santos, Otorrinolaringologista e presidente da Associação Mineira de Otorrinolaringologia:
FOTO: MARCELO BARBOSA/ DIGITAL MG
Balde de água ou toalha
Colocar um balde com água ou uma toalha molhada no quarto antes de dormir pode ajudar a aumentar a umidade do local, facilitando o sono.
FOTO: MARCELO BARBOSA/ DIGITAL MG
Companhia é essencial
Nunca vá sozinho a lugares desconhecidos. Prefira trilhas acompanhadas por guias ou pessoas que possuem experiência no trajeto.
FOTO: IEF/DIVULGAÇÃO
Conte para alguém
Avise alguém de confiança sobre seu trajeto e o horário previsto de retorno.
FOTO: ICMBIO/DIVULGAÇÃO
Conte com os Bombeiros
Se possível, informe previamente o Corpo de Bombeiros sobre o evento ou passeio, principalmente com grandes grupos.
FOTO: CBBMG/DIVULGAÇÃO
Olhe para o céu
Verifique a previsão do tempo e não vá se houver risco de chuvas. Isso aumenta a ocorrência de cabeças d'água, aumento repentino do nível das águas que pode causar afogamentos
FOTO: IEF/DIVULGAÇÃO
FOTO: SECULT-MG/DIVULGAÇÃO
Redobre a atenção
Evite condutas de risco, como saltar (principalmente de cabeça) em poços desconhecidos ou se aproximar de bordas perigosas e/ou escorregadias.
Localize-se
Utilize aplicativos de navegação offline para geolocalização, como Wikiloc ou AllTrails.
FOTO: GIOVANNI MINARRINI/DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA MINAS