FOTO: BEATRIZ DAMY/ GLOBO
Muitos não gostam de depender apenas do uso do óculos de grau para corrigir problemas de visão, já que pode gerar desconforto no dia a dia. Por isso, o uso de lentes de contato é bastante popular.
FOTO: Rony Hernandes / Divulgação
No entanto, é necessária responsabilidade e acompanhamento médico ao optar pelo uso das lentes, uma vez que o mau uso pode levar a complicações graves. Veja cuidados e saiba reconhecer sinais de alerta:
FOTO: FRED MAGNO/O TEMPO
Uso seguro das lentes
– Lavar bem as mãos com água e sabão antes de tocar nas lentes; – Limpar cada lente com solução adequada, esfregando suavemente na palma da mão; – Enxaguar e armazenar no estojo com solução nova.
FOTO: Fernando Tomaz/Divulgação
Hábitos perigosos
– Dormir com as lentes que não são próprias para uso prolongado; – Ultrapassar o tempo indicado de uso; – Lavar as lentes com água da torneira; – Não trocar o estojo com frequência; – Reaproveitar a solução de limpeza.
Caption
FOTO: Coniiin/divulgação
Sinais de alerta
Caso haja suspeita que as lentes estão causando algum problema, existem sinais que podem ser percebidos: – Vermelhidão persistente; – Dor; – Ardor; – Secreção; – Visão embaçada; – Sensibilidade à luz; – Sensação de corpo estranho.
FOTO: Caroline Lima/Divulgação
Notando estes sintomas, é essencial suspender o uso das lentes e procurar um médico oftalmologista o quanto antes. O diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento rapidamente e reduz o risco de sequelas, como cicatrizes na córnea e perda permanente da visão.
FOTO: FRED MAGNO/O TEMPO