FOTO: ISTOCK
Na terça-feira (14/11), um menino de 2 anos morreu após ser esquecido dentro de uma van escolar na Zona Leste de São Paulo.
FOTO: REPRODUÇÃO
Apollo Gabriel Rodrigues foi colocado no veículo por volta das 7h, mas não foi deixado na creche. Em depoimento, o motorista e a auxiliar disseram que só perceberam ter esquecido o garoto depois do almoço.
FOTO: REPRODUÇÃO
Os vidros fechados fazem o carro virar uma estufa, tendo em vista que eles absorvem rapidamente os raios solares.
FOTO: ISTOCK
Segundo uma pesquisa da Universidade de Saint Louis (EUA), a temperatura dentro de um carro parado ao sol pode alcançar os 70°C.
FOTO: ISTOCK
Esse cálculo considera locais onde a temperatura ambiente chega aos 40ºC, situação que boa parte do Brasil tem enfrentado nos últimos dias.
FOTO: ISTOCK
Já o Ministério da Saúde alerta que uma pessoa pode sofrer insolação se a temperatura corporal ultrapassar os 40°C, e a insolação prolongada pode causar danos permanentes aos órgãos e levar à morte.
FOTO: ISTOCK
Crianças e idosos acima de 65 anos são ainda mais suscetíveis aos riscos. Se trancadas em veículos, passam a correr sérios danos à saúde em apenas 30 minutos.
FOTO: ISTOCK
Isso porque o corpo de um bebê absorve mais calor em um dia quente e as crianças têm capacidade de respiração menor do que os adultos.
FOTO: ISTOCK
Por isso, nunca deixe alguma pessoa ou pet no seu carro sem o ar-condicionado ligado ou sem as janelas abertas.
FOTO: ISTOCK
Instalar película nos vidros também é uma ótima opção, dentro dos limites de transparência previstos em lei, pois elas diminuem a temperatura interna do veículo.
FOTO: ISTOCK
Também, tenha certeza de que o ar-condicionado está ok. Nas ondas de calor, as janelas abaixadas podem ser insuficientes.
FOTO: ISTOCK