FOTO: @rafaelribeirorio / CBF
FOTO: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O calendário do futebol brasileiro vai passar por mudanças relevantes a partir de 2026, como anunciou a CBF na quarta-feira (1/10). Estaduais, Brasileirão e Copa do Brasil terão duração e datas alteradas.
O primeiro ano de novo calendário será 2026, que também é ano de Copa do Mundo. Porém, a CBF afirma que essas novidades serão sustentadas até, ao menos, 2029. Veja principais:
FOTO: Rodney Costa/ O TEMPO
Campeonatos estaduais
Serão menores. Os estaduais continuarão sendo disputados entre janeiro e março, mas terão menos jogos: passaram de 16 para 11 datas máximas disponíveis para realização.
FOTO: MOURÃO PANDA/AMÉRICA
Brasileirão
A principal novidade é o início do torneio. Neste ano, o Campeonato Brasileiro teve o pontapé inicial no final de março, mas, no próximo ano, será em 28 de janeiro. Ou seja, será disputado juntamente dos estaduais e o término está previsto para 2 de dezembro.
FOTO: Rodilei Morais /Folhapress
Copa do Brasil
O torneio mais impactado é a Copa do Brasil. Além de passar de 92 para 126 clubes participantes, a final será em jogo único e em estádio neutro, assim como acontece na Copa Libertadores e Sul-Americana. Antes, eram disputados jogos de ida e de volta.
FOTO: JHONY INACIO/Folhapress
Copa Sul-Sudeste
FOTO: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Outra novidade para 2026 será a criação de uma competição que reunirá times das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Serão 12 clubes que não participam de competições da CONMEBOL.
“O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Aqui, quero especialmente fazer um agradecimento às federações, pela compreensão e parceria. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
FOTO: @rafaelribeirorio / CBF