FOTO: FRED MAGNO
Em 12 de dezembro de 1897, nascia Belo Horizonte, emoldurada pela serra do Curral. Hoje, 126 anos depois, os desafios continuam a crescer junto com a cidade, e o futuro precisa ser pensado.
FOTO: FRED MAGNO
Com a falta de espaços para crescer, o município convive com o desafio da verticalização. Nessa jornada, a BH do futuro precisa ser construída a muitas mãos.
FOTO: FRED MAGNO
Por isso, neste 12 de dezembro, vamos contar 5 histórias curiosas sobre a cidade, que é cheia de causos, mas talvez você ainda não saiba. Leia!
FOTO: FRED MAGNO
1 - Primeira escada rolante
Existe uma disputa histórica: temos a do edifício Maletta, fundado no fim da década de 1950, que dizem as más línguas, nunca funcionou. Temos a da Galeria do Ouvidor, que nasceu entre 1950 e 1955.
FOTO: FRED MAGNO
2 - Primeiro atropelamento
Em 1911, um dos 5 carros da frota de BH era do professor da faculdade de Medicina da UFMG, Antônio Aleixo, que atropelou um estudante. A indenização inusitada para o rapaz foi um terno novo.
FOTO: FRED MAGNO
3 - Obelisco da praça Sete
Começou a ser esculpido em 1922, como um presente de Betim para a capital. Talhado de uma pedra retirada de uma pedreira, ele veio de trem para a Estação Lagoinha e subiu de bonde até a praça.
FOTO: FRED MAGNO
4 - Mercado Novo não é tão novo
Pensando em realocar os comerciantes de uma feira livre onde hoje fica o Mercado Central, construíram o Mercado Novo. Mas a ideia não vingou e ele ficou abandonado até 2010.
FOTO: FRED MAGNO
5 - Grama em museu da Bélgica
Em 1920, BH recebeu o Rei Alberto e a Rainha Elizabeth, da Bélgica. Para a visita, foi plantado alpiste na Praça da Liberdade. Quando chegaram, ficaram encantados e pediram para levar um pedaço.
FOTO: FRED MAGNO
FOTO: FLÁVIO TAVARES