FOTO: DIVULGAÇÃO
O longo conflito entre Israel e Palestina ganhou mais um capítulo desde 7 de outubro, com um ataque surpresa do Hamas em território israelense.
FOTO: Menahem Kahana/ AFP
O embate histórico entre os dois povos – acentuado ao fim da década de 1940 com a criação do Estado de Israel –, é explorado com frequência em filmes e séries.
FOTO: MAHMUD HAMS / AFP
Confira alguns títulos assinados por roteiristas e cineastas israelenses e palestinos que conhecem de perto essa guerra tão dolorosa.
FOTO: AFP
Do cineasta israelense Amos Gitaï, o filme foge do cenário de guerra e se instala em um reduto em Haifa onde palestinos e israelenses convivem em paz – porém, em clima de animosidade.
1 - Uma Noite em Haifa
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ali, estão personagens que o cinema de ação não costuma mostrar, como artistas, casais gays e intelectuais, que discutem suas relações em uma festa.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Do diretor palestino Hany Abu-Assad, a produção acompanha a história de dois amigos de infância árabes recrutados para explodir uma bomba em Israel.
2 - Paraíso Agora
FOTO: DIVULGAÇÃO
Sem cenas do atentado de fato, o filme mostra o choque cultural e econômico entre as duas nações a partir da visão dos rapazes, enquanto um deles desiste da missão.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Outro título elogiado de Hany Abu-Assad, o filme segue um rapaz palestino que vive entre as duas nações e milita contra a ocupação israelense ao lado de dois amigos.
3 - Omar
FOTO: DIVULGAÇÃO
Quando um soldado de Israel é morto, ele é preso e aceita um acordo: entregar o colega que de fato efetuou o disparo.
FOTO: DIVULGAÇÃO
Nessa comédia inusitada, do diretor palestino Sameh Zoabi, um jovem árabe trabalha como assistente em uma novela popular.
4 - Tel Aviv em Chamas
FOTO: DIVULGAÇÃO
Ao passar diariamente pelo posto israelense em Jerusalém, ele acaba nas mãos de um soldado judeu que decide palpitar no roteiro da trama.
FOTO: DIVULGAÇÃO