FOTO: FREEPIK
Os períodos com altas temperaturas são um convite para diversas atividades, principalmente ao ar livre, mas também exigem maior atenção em relação à saúde.
FOTO: FREEPIK
Isso porque o clima quente e a baixa umidade relativa do ar deixam o tempo seco, causando doenças. Veja algumas e saiba como evitá-las.
FOTO: FREEPIK
Ocorre com a perda excessiva de líquidos e sais minerais, sendo comum no verão devido ao aumento da transpiração.
1 - DESIDRATAÇÃO
FOTO: FREEPIK
Para prevenir, é necessário beber muito líquido, ingerir alimentos leves e frescos, utilizar roupas adequadas à estação e manter os ambientes bem arejados.
FOTO: FREEPIK
Ocorre quando a pessoa passa longos períodos em um ambiente seco e quente, em especial, com a exposição direta ao sol.
2 - INSOLAÇÃO
FOTO: FREEPIK
Para evitar a insolação, é importante utilizar protetor solar e não se expor ao sol em períodos em que ele está mais forte, entre 10h e 16 horas.
FOTO: FREEPIK
As altas temperaturas e o ar seco rdeixam o aparelho respiratório mais suscetível à ocorrência de infecções e crises de rinite, sinusite, asma e bronquite.
3 - PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
FOTO: FREEPIK
Para evitar ou amenizar esses sintomas, é preciso beber maior quantidade de líquidos, evitar exercícios intensos e manter os ambientes bem arejados.
FOTO: FREEPIK
O inchaço no corpo indica alguma alteração na circulação sanguínea. Para que ela ocorra, é preciso que o sangue percorra o organismo e retorne ao coração.
4 - INCHAÇO
FOTO: FREEPIK
Para melhorar a circulação do sangue, é preciso fazer alguma atividade física, como pequenas caminhadas em locais públicos, em casa ou no trabalho.
FOTO: FREEPIK
O calor pode provocar a queda da pressão arterial, pois as artérias ficam mais dilatadas, deixando mais espaço para o sangue circular.
5 - ALTERAÇÃO NA PRESSÃO
FOTO: FREEPIK
Para evitar esse problema, é preciso prevenir a desidratação, tomando muita água, suco, isotônicos, chá ou água de coco.
FOTO: FREEPIK