FOTO: FREEPIK
O Dia Internacional da Cerveja, celebrado na primeira sexta-feira de agosto, é um convite aos apaixonados pela bebida a vivenciarem a cerveja de outra forma: com os cinco sentidos despertos, em casa, com amigos ou em silêncio.
FOTO: FREEPIK
Ana Paula Nicolino, sommelier do Grupo Petrópolis, descreve a degustação como um ritual completo: ouvir o som da garrafa sendo aberta, observar a coloração e a espuma, sentir os aromas que escapam do copo, provar com calma e até perceber o tato da bebida na boca.
FOTO: FREEPIK
Para quem nunca montou uma degustação em casa, começar pode parecer intimidador, mas os especialistas garantem: é mais simples e mais prazeroso. Veja dicas:
FOTO: FREEPIK
Estilos diferentes de cerveja
A dica de ouro é começar com três estilos: um leve para entrada, outro para o prato principal e um mais encorpado para a sobremesa. “Isso ajuda a manter a atenção e experimentar mais cervejas”, sugere o sommelier Charleston Agrícola.
FOTO: DÉBORA ELISA
Atenção ao ambiente
Para uma verdadeira degustação, o ambiente importa. Uma iluminação confortável e música suave, além da ausência de perfumes fortes, ajudam a criar um clima para perceber todos os detalhes da cerveja.
FOTO: DÉBORA ELISA
O copo importa
Os copos influenciam diretamente no aroma, espuma e percepção da bebida. Cervejas mais leves devem ser tomadas em copos mais fechados, já as aromáticas, nos mais abertos. Copo Lagoinha, querido de BH, é o coringa perfeito!
FOTO: FREEPIK
Trincando?
Embora a cerveja extremamente gelada seja uma paixão nacional, para a degustação, a regra muda. Se estiver gelada demais, os compostos aromáticos ficam presos e as papilas gustativas não percebem todos os sabores.
FOTO: FREEPIK
Guia para degustação caseira
1. Escolha estilos de cervejas diferentes; 2. Sirva do mais leve ao mais intenso; 3. Use copos limpos e adequados; 4. Verifique a temperatura ideal de cada cerveja; 5. Prepare petiscos equilibrados 6. Prepare o ambiente para evitar dispersão e muito mais...
FOTO: FREEPIK