FOTO: ISTOCK
Dirigir um veículo é sempre uma grande responsabilidade. Por isso, é fundamental que o condutor esteja atento à movimentação ao seu redor e às normas de trânsito que regem o seu país.
FOTO: ISTOCK
Esse cuidado não visa apenas evitar multas e, assim, prejuízos financeiros, mas também promover segurança e preservar vidas.
FOTO: ISTOCK
Contudo, no Brasil existem algumas leis de trânsito que são um tanto quanto "estranhas", e que muito provavelmente você nem imagina que elas existam. Veja.
FOTO: ISTOCK
Apesar das complicações de dirigir descalço ou de chinelos, apenas o último tem sua proibição explícita no CTB, com uma multa prevista de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
1. Dirigir descalço ou de chinelos
FOTO: ISTOCK
Ela é muito importante para a segurança dos pequenos, mas também é uma lei com suas peculiaridades: existe a isenção para veículos de transporte escolar e de aluguel.
2. Lei da cadeirinha
FOTO: ISTOCK
Desde 1991, é proibido importar um carro usado no Brasil. Mas há exceções para essa regra: carros diplomáticos ou relíquias com mais de 30 anos de fabricação podem.
3. Importado? Só se for novo!
FOTO: ISTOCK
A legislação de trânsito proíbe os motoristas de abastecerem seus próprios veículos sob alegação de proteger a saúde e segurança, além de preservar os empregos dos frentistas.
4. Autoatendimento em postos
FOTO: ISTOCK
Talvez você não saiba, mas passar em poças d’água e molhar pedestres ou outros veículos pode te render uma multa de R$ 130,16 e mais quatro pontos na sua carteira.
5. Poças d’água
FOTO: ISTOCK
Saiba mais. Nesta segunda-feira (8) o Contran publicou regra que passa a permitir que os motoristas usem itens de vestuário que cubram parte do rosto e da cabeça na foto da CNH.
FOTO: ISTOCK