FOTO: IVAN STORTI / SANTOS FC
O STF (Supremo Tribunal Federal) validou, na quarta-feira (20/3), a sentença da Itália que condenou o ex-jogador Robinho a prisão pelo crime de estupro coletivo.
FOTO: RICARDO NOGUEIRA / FOLHAPRESS
Na Itália, ele foi condenado a nove anos de prisão por estuprar, junto de outros cinco homens, uma mulher albanesa em uma boate em Milão, em 2013.
FOTO: INSTAGRAM
O crime aconteceu quando o jogador era o grande destaque do Milan. A condenação veio em 2017 e também foi confirmada em outras instâncias.
FOTO: MILAN / DIVULGAÇÃO
Como a Constituição brasileira não permite que o país extradite cidadãos natos, a Itália solicitou a homologação da pena na Justiça do Brasil.
FOTO: ISTOCK
Infelizmente, casos de estupro têm sido comum contra mulheres. Só no 1º semestre de 2023, o Brasil registrou uma ocorrência a cada oito minutos.
FOTO: ISTOCK
Mas você sabe como denunciar esse tipo de crime?
FOTO: FREEPIK
Denúncias podem ser feitas por meio da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (disque 180).
FOTO: FREEPIK
Também é possível ligar para o Disque-Denúncia Unificado (disque 181).
FOTO: FREEPIK
A ocorrência pode ser feita na delegacia policial mais próxima ou em Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).
FOTO: FREEPIK
Em Belo Horizonte, há uma unidade na avenida Barbacena, 288, no Barro Preto.
FOTO: FREEPIK
Pela Delegacia Virtual, podem ser registrados casos de ameaça, lesão corporal e vias de fato, além de descumprimento de medida protetiva.
FOTO: FREEPIK
Por meio da plataforma digital, as vítimas ainda podem solicitar a medida protetiva. O endereço do site é https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/
FOTO: FREEPIK