FOTO: ISTOCK
Minas Gerais enfrenta a pior epidemia de dengue de toda a sua história. Já são 111 mortes pela doença desde o início de 2024.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Os dados, disponíveis no painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), revelam que até 20 de março foram confirmados 251.805 casos de dengue.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
O Estado já é o que mais confirmou casos da doença no Brasil neste ano, acendendo um alerta.
FOTO: ISTOCK
Em meio a todo esse caos, muitas pessoas estão se perguntando por que umas atraem mais mosquitos do que outras.
FOTO: FLÁVIO TAVARES
Por muito tempo isso foi uma incógnita e nem ao menos se sabia se eles tinham mesmo uma preferência. Mas estudos têm começado a mostrar que, sim, eles têm seus alvos favoritos.
FOTO: AMIRA HISSA / PBH
De acordo a revista científica Cell, isso ocorre porque a atração do inseto é impulsionada pelo cheiro. E outra má notícia: eles se mantêm fiéis às vítimas ao longo do tempo.
FOTO: ISTOCK
Os cientistas descobriram que os indivíduos mais atraentes para os mosquitos produzem, em sua pele, muito de determinadas substâncias químicas ligadas diretamente ao odor.
FOTO: ISTOCK
A experiência utilizou o mosquito Aedes aegypti, que espalha doenças como zika, dengue e chikungunya.
FOTO: ISTOCK
Nos voluntários que se mostraram os favoritos dos insetos, os pesquisadores encontraram um fator comum: altos níveis de ácidos carboxílicos na pele.
FOTO: ISTOCK
Saiba mais sobre as arboviroses. Por causa do aumento de casos de dengue e chikungunya, Minas Gerais vive uma situação de emergência em saúde pública.
FOTO: ISTOCK