FOTO: ISTOCK
A pressão social para que as pessoas atinjam determinadas metas aos 30 anos de idade tem causado angústia nos jovens.
FOTO: ISTOCK
FOTO: ISTOCK
Ao não atenderem expectativas como sucesso profissional e casa própria nessa fase da vida, sintomas de ansiedade aparecem.
O sofrimento é tamanho, que vem sendo objeto de estudo da psicologia, na busca por entender os motivos da crise dos 30.
FOTO: ISTOCK
O TEMPO preparou um guia para te ajudar a identificar e sair dessa crise, com base em estudos da psicóloga americana Satya Doyle Byock, especialista em jovens adultos.
FOTO: ISTOCK
Fique atento aos sintomas
FOTO: ISTOCK
Um dos sinais da crise dos 30 é ter a impressão de ser novo demais para estar em uma carreira que não gosta, mas velho demais para começar tudo de novo.
1. Sentimento de inadequação
FOTO: ISTOCK
Sentir-se aquém das outras pessoas da sua faixa de idade é um sinal de que você pode estar passando pela crise dos 30.
2. Sentimento de atraso
FOTO: ISTOCK
Você se torna um chefe exigente de si, cobrando para ontem um relacionamento amoroso, uma promoção na carreira ou um corpo perfeito.
3. Excesso de cobrança
FOTO: ISTOCK
Em meio a tantas cobranças internas e externas, o indivíduo pode se sentir pressionado a largar tudo, mudar totalmente de rota ou tirar um ano sabático.
4. Estafa
FOTO: ISTOCK
Ao perceber que não se enquadra nas expectativas culturais para alguém com 30 anos, você começa a questionar seu valor na sociedade. Fique atento!
5. Sentimento de inutilidade
FOTO: ISTOCK
Quando algo não sai como o planejado em um grande projeto ou em algo banal da rotina, você se penaliza e sofre de maneira desproporcional.
6. Intolerância à frustração
FOTO: ISTOCK
As pessoas que estão passando pela crise dos 30 tendem a ficar mais reflexivas sobre o passado e o futuro, fazendo um balanço da vida.
7. Reflexão
FOTO: ISTOCK
A saída da crise
FOTO: ISTOCK
FOTO: ISTOCK
A psicóloga Doyle Byock explica que a crise dos 30 deve ser encarada com uma das fases do desenvolvimento da vida. Veja a seguir como superar essa etapa sem grande sofrimento.
FOTO: ISTOCK
Liste suas características, fraquezas e pontos a serem aprimorados. O autoconhecimento é fundamental para lidar com as diversas crises.
Autoconhecimento
FOTO: ISTOCK
Fenômenos como a crise dos 30 são influenciados por acontecimentos como guerras, crises econômicas e pandemias. Esse contexto nos ajuda a entender as dificuldades individuais.
Conhecimento geral
FOTO: ISTOCK
Caso o sofrimento esteja saindo do controle e prejudicando as áreas da sua vida, procure ajuda na área da saúde mental.
Ajuda profissional