FOTO: FLÁVIO TAVARES
A tempestade que atingiu Belo Horizonte na noite de sábado (13/1) riscou o céu com cerca de 350 raios em um período inferior a duas horas, segundo a Cemig.
FOTO: SAULO SANTANA ELIAS
Um deles caiu sobre a rede elétrica próxima à estação do metrô Minas Shopping, provocando uma explosão e fogo em diversos cabos de energia. Por sorte, ninguém se feriu.
FOTO: REDES SOCIAIS
Mas você sabe o que fazer durante uma chuva com raios ou quando fios de alta tensão se rompem?
FOTO: UARLEN VALÉRIO
A regra é clara: se estiver dentro de um carro, mantenha os vidros fechados e não entre em contato com as partes metálicas do veículo.
FOTO: ISTOCK
A orientação é dada por autoridades e especialistas e encontra explicação na ciência: trata-se do princípio da Gaiola de Faraday.
FOTO: REPRODUÇÃO QUERO BOLSA
Esse é um experimento feito pelo físico inglês Michael Faraday, em 1836, para demonstrar a distribuição de carga elétrica em um condutor em equilíbrio eletrostático.
FOTO: ISTOCK
Na prática, essa energia fica acumulada na parte externa da gaiola (carro); internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
Outra dica de segurança para adotar em dias de tempestade com raios é evitar lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol.
FOTO: ISTOCK
Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar.
FOTO: REPRODUÇÃO
Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como escadas e cercas de arame.
FOTO: ISTOCK
Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.
FOTO: ISTOCK
Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos. Evite ainda tomar banho durante a tempestade.
FOTO: ISTOCK