FOTO: REDES SOCIAIS
A polícia suspeita que uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, teria levado monóxido de carbono para dentro do carro onde 4 mineiros foram achados mortos.
FOTO: REDES SOCIAIS
As vítimas teriam ficado cerca de 4h dentro do carro, com o ar-condicionado ligado, em Balneário Camboriú. Eles foram à rodoviária buscar uma amiga. Quando a moça chegou, o grupo já estava passando mal.
FOTO: REDES SOCIAIS
A morte dos jovens de 16, 19, 21 e 24 anos, levanta o alerta sobre os riscos do gás monóxido de carbono. Como ele não tem cheiro nem cor, as vítimas não percebem o vazamento.
FOTO: REDES SOCIAIS
Também conhecido como CO, o gás está presente nas emissões de combustão, como as produzidas por carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas etc.
FOTO: FREEPIK
O monóxido de carbono é extremamente perigoso porque "toma o lugar" do oxigênio no nosso sangue, deixando o corpo humano sem ar.
FOTO: FREEPIK
Quando acumulado em espaços fechados ou parcialmente fechados, o CO causa intoxicação em pessoas e animais que o respiram, aumentando o risco de envenenamento.
FOTO: FREEPIK
Geralmente, o quadro de intoxicação começa com cansaço, moleza, depois vai evoluindo para uma sonolência, torpor e, caso a pessoa não seja socorrida, pode evoluir para um quadro de coma e morte.
FOTO: FREEPIK
Por isso, em caso de exposição ao monóxido de carbono ou de sintomas de envenenamento, saia do ambiente e procure uma urgência.
FOTO: FREEPIK
Na maioria das vezes, as vítimas não percebem que estão sob efeito do monóxido de carbono justamente porque o gás não tem cheiro nem cor.
FOTO: ISTOCK