FOTO: ISTOCK
A internet pode sofrer um colapso em 2024 por causa de uma intensa tempestade solar. Esta é a conclusão de um estudo da Universidade George Mason (EUA).
FOTO: ISTOCK
Ela também pode causar um apocalipse na rede elétrica, nos cabos de fibra ótica, nos sistemas de navegação como GPS, satélites e outros equipamentos de comunicação.
FOTO: ISTOCK
Isso pode ocorrer, segundo estudiosos, porque a internet atingiu a maioridade numa época em que o Sol estava relativamente calmo, e agora está entrando numa época mais ativa.
FOTO: ISTOCK
Mas o que é uma tempestade solar, quando ela acontece e quais as consequências?
FOTO: ISTOCK
Tempestades solares ocorrem quando uma grande bolha de gás superaquecido, conhecida como plasma, é ejetada do Sol e atinge a Terra. Essa bolha é chamada de ejeção de massa coronal.
FOTO: ISTOCK
O plasma é uma nuvem de prótons e elétrons (partículas eletricamente carregadas) que, ao atingirem a Terra, interagem com o campo magnético que circunda o planeta, o enfraquecendo.
FOTO: ISTOCK
Essas tempestades são capazes de desencadear grandes quantidades de raios cósmicos na atmosfera, que, por sua vez, produzem carbono-14, um isótopo radioativo de carbono.
FOTO: ISTOCK
Por isso, se a Terra for atingida por uma tempestade solar gigante, o primeiro ponto a ser afetado é a tecnologia, fazendo com que o mundo mergulhe em uma escuridão e a internet fique fora do ar.
FOTO: ISTOCK
Já uma tempestade comum pode causar diversos transtornos, como inundações e destruição de pontes, asfaltos, deslizamento de terra, etc.
FOTO: ISTOCK
A mais grave tempestade solar ocorreu em 1859. Conhecida como "evento Carrington", ela afetou a rede de telégrafos, eletrocutou operadores e incendiou escritórios dos correios em todo mundo.
FOTO: ISTOCK